domingo, 15 de setembro de 2013

Proposta de Atividade: Leitura e Releitura de uma obra de arte

Conhecer por inteiro uma obra de arte é fundamental para que o aluno tenha um bom desempenho na disciplina de Arte. O exercício de leitura de imagens não somente irá facilitar a participação desse aluno nas aulas de arte, como também seu desempenho nas outras disciplinas do currículo. Ler uma obra de arte significar mergulhar na história daquela imagem, saber quem produziu, quando produziu, diante de que contexto social, cultural. Além de entender a mensagem que o autor queria repassar. 
Sugestão de roteiro para o trabalho em Sala de aula.

1º Momento - Leitura de uma obra de Arte
Projetar a imagem de uma Obra de arte conhecida pelos alunos. Questioná-los: Quem é o autor da imagem? Em que período da história a obra foi produzida? Que elementos visuais foram utilizados pelo artista?
Fazer a leitura da obra com os alunos seguindo um roteiro:
1. Identificação: Autor (ver biografia do artista), ano de produção, material utilizado (suporte, tinta), técnica;
2. Escola, movimento ou período artístico;
3. Contextualização: Em que contexto social, político e cultural a obra foi concebida;
4. Elementos visuais: Cor, linhas, formas, textura, planos.
Solicite que os alunos façam a leitura de uma imagem, como atividade extra sala de aula.

2º Momento - Releitura de uma Obra de arte
A partir dos conhecimentos adquiridos sobre LEITURA de uma obra de arte, Discuta com eles o conceito de releitura, através de textos sobre o assunto.
Mostre vários exemplos de releitura. Nesse momento é importante dizer que a releitura não conserva a mesma linguagem artística. Uma fotografia pode ser releitura de uma pintura, por exemplo.

3º Momento - Trabalho de Leitura e Releitura de uma Obra
Na minha experiência com os alunos, dividi as turmas em grupos e pedi que escolhessem uma obra de arte, de qualquer gênero artístico. Solicitei que fizessem primeiro uma Leitura da obra e que depois desse passo, elaborassem suas próprias releituras. Depois da tarefa concluída, cada grupo socializou seu trabalho, apresentando primeiro o modo como fizeram a leitura e depois mostrassem suas produções.
Para minha alegria, obtive ótimos resultados, entre eles vou destacar o trabalho de um dos grupos que escolheu a "La Gioconda", de Da Vinci como inspiração. A "Mona Lisa" que já possui inúmeras releituras, ganhou mais uma, desta vez no estilo Mangá, por isso recebeu o título de "Mangá Lisa". 
 
                                                                         Mangá Lisa, Lápis Aquarelável, 2011.
                                                                         Aluno: Jared (hoje estudante de Artes Visuais).
 
Profa. Mariselma Torres
Graduada em Educação Artística. UFRN.
Especialista em Artes Visuais: Cultura e Criação. SENAC/PB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário